Inscrições abertas para a Mentoria do Mil ao Milhão 4.0: https://r.oprimorico.com.br/facasuamatricula
– – – – – Saiba quanto destinar para cada gasto seu com esse vídeo PRÁTICA e com esse PASSO-A-PASSO simples. Monte o ORÇAMENTO PERFEITO!
Redes Sociais:
BLOG – http://oprimorico.com.br
YOUTUBE (inscrever-se) – http://bit.ly/1S6WMoM
FACEBOOK (curtir página) – https://www.facebook.com/oprimorico
TWITTER: https://twitter.com/thiagonigro
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/thiago.nigro/
PODCAST: https://soundcloud.com/thiagonigro
Conteúdo:
Gastos essenciais – 50%
Gastos essenciais é sempre o primeiro ponto que precisamos lidar no orçamento, afinal, é o tipo de gasto que não conseguimos nos livrar.
Aqui, o gasto essencial acaba variando bastante de pessoa a para a pessoa, mas, para eles, você deve destinar, no máximo, 50% da sua renda mensal.
Aí, desses 45%, partimos para a outra separação:
Condomínio – 10%
Água/Luz/Gás – 5%
Vestuário – 5%
Plano de Saúde/Convênio – 40%
Cuidados pessoais – 5%
Cartão de crédito – 20%
Alimentação – 10%
Fundo de emergência – de 40 a 50%
Sim, a maior parte do restante do seu orçamento deve ser destinado a construção do seu fundo de emergência. A realidade é que, para que você comece a pensar em aposentadoria, viagens, lazer, etc, você precisa de SEGURANÇA. E segurança financeira é você ter um dinheiro guardado do qual você pode contar caso aconteça algum imprevisto ou problema na sua vida.
Aposentadoria – 30%
Nos gastos para a aposentadoria, uma vez que concluímos o fundo de emergência, temos que nos atentar a duas coisas:
1. É um tipo de “gasto” que você deve considerar como essencial. O motivo para não estar nos gastos essenciais é porque, se você colocasse ali, ficaria limitado a ser uma fração dos 50% da sua renda mensal, o que não é o ideal.
2. Esse valor você deve adequar ao seu planejamento previdenciário. Por exemplo, você deve antes definir o quanto você precisa investir por mês para chegar no valor necessário para você começar a ter a renda mensal que você almeja na aposentadoria.
Então, a aposentadoria é um outro tipo de “gasto” no orçamento que é flexível, já que ao mesmo passo que eu posso querer uma renda mensal de R$10 mil reais, você pode querer R$7 mil. Temos que ir adaptando a essa nossa vontade.
Outros objetivos – 10%
Aqui, você tem um pouco mais liberdade de ir investindo para o que você quer. Você pode investir para uma viagem no final do ano, ou para comprar um carro dos seus sonhos… Enfim, vai muito de acordo com você. Mas o ideal é que, enquanto você tiver que investir na sua aposentadoria, esse tipo de investimento não tome tanto da sua renda mensal, a não ser que você tenha uma flexibilidade melhor com a sua aposentadoria.
Você pode experimentar aqui fazer algumas metas adicionais. Do tipo investir para conseguir pagar uma faculdade nova em 2 anos, ou algo parecido. Metas sempre ajudam nesse controle de objetivos, já que você consegue ir mudando e traçando novos planos com o tempo. E claro, isso vale tanto para o fundo de emergência quanto para a aposentadoria também!
Como quiser – 10%
Num geral, é legal pensar num valor de 10% para você gastar da forma como quiser. Você pode pensar em destinar pros seus objetivos/investimentos, caso você esteja realmente decidido a conseguir tudo da forma mais rápida possível, assim como você pode também relaxar e procurar algo mais puxado para o seu lazer, e que você não quer incluir como um gasto essencial, porque ele não é.
Aqui é muito ao seu gosto. Mas a ideia, claro, é limitar isso a 10%, até que você já tenha incorporado todo o seu orçamento.
Num geral, mesmo que você tenha que adaptar algumas porcentagens pra sua realidade, se você seguir mais ou menos esse padrão que eu te passei, você terá um orçamento que caberá muito bem com um orçamento eficiente e bem estruturado.
educação financeira economia