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Teaser – a parte mais importante
✅ Teaser: os primeiros segundos do seu vídeo
- Trecho ou sequência curta de um programa, por exemplo, abertura de uma tele novela. No início ou antes do intervalo para atrair a atenção da plateia.
- Considerando o teaser no início do vídeo, é um trecho onde você mostra o que vai ser o ser vídeo.
✅ A importância do teaser
- O vídeo vai ser responsável por 69% de todo conteúdo online.
- As pessoas vão querendo algo mais rápido, as redes sociais estão deixando as coisas mais acessíveis.
- Os vídeos estão aí para consumirmos conteúdo de forma rápida.
- As pessoas preferem assistir um vídeo ou ouvir um podcast do que ler um blog.
- Considerando também a grande concorrência de produção de vídeos, o conteúdo rápido das redes sociais.
- É diferente de um serviço de streaming onde você gasta bastante tempo assistindo.
✅ Tempo de atenção
- A maioria dos expectadores dos vídeos vão embora nos primeiros 10 ou 15 segundos.
- Você pode melhorar a retenção do seu vídeo nesses 10 a 15 segundos (20 segundos no máximo) fazendo um bom teaser.
- O vídeo termina com menos gente do que começou.
- Os nossos períodos de atenção diminuíram acentuadamente nos últimos 15 anos.
- Você precisa ser mais rápido e dinâmico, você precisa captar e manter a atenção do seu consumidor.
- O consumidor do seu vídeo precisa de gratificação instantânea.
- Os primeiros 15 segundos são os mais importantes pois esse é o ponto de atenção do ser humano.
- É o tempo da pessoa se decidir se vai ou não assistir o vídeo.
✅ A importância de uma boa chamada
- A maioria das pessoas não conseguem chamar a atenção nos primeiros segundos.
- Uma chamada bem feita deve mostrar exatamente o que a pessoa vai encontrar no vídeo.
- A pessoa pode ir embora deixando um vídeo bacana sem saber.
- O seu público deve entender que o seu vídeo é de bom conteúdo nos primeiros segundos.
- O seu objetivo é prender o expectador.
✅ Como prender o expectador
- A pessoa que clicou no vídeo se interessou pelo título e pela capa do seu vídeo.
- Não basta só a capa e o título, você precisa dos primeiros segundos, eles são a chave para a pessoa assistir todo o seu vídeo.
- Nos primeiros segundo você deve mostrar que você tem o que essa pessoa procura.
- Não é repetir o título, isso não segura a galera.
- É preciso estudar a retenção se tiver um ponto com uma descida gigante de expectadores.
- Tente reduzir ao máximo essa queda dos primeiros segundos.
✅ Fórmula PPP: Pergunta, Prova, Preview
- Você pode misturar a ordem desses “P”
Exemplo: - Será possível que o Mechagodzilla vai aparecer no filme Godzilla vs. Kong? Sim, é! E uma foto que vazou na internet entregou até o visual do robozão. Você vai ver esse vazamento e saber se o Godzilla junto com o Kong tem chance contra ele. Bora pro vídeo.
- Na sequência, pode entrar com a vinheta ou ir direto pro conteúdo.
✅ Pergunta: Será possível que o Mechagodzilla vai aparecer no filme Godzilla vs. Kong?
- Faça uma pergunta que a pessoa realmente quer saber.
- A pergunta que não quer calar.
- A pergunta que mais está martelando a galera.
- A pergunta que você conseguiu atrair a atenção da sua audiência através do título e da capa (reforçando a pergunta).
✅ Prova: Sim, é! E uma foto que vazou na internet entregou até o visual do robozão.
- Mostrar que você tem uma resposta dessa pergunta.
- Mostrar que não é achismo, que o que você diz tem evidência.
✅ Preview: Você vai ver esse vazamento e saber se o Godzilla junto com o Kong tem chance contra ele. Bora pro vídeo.
- Dizer o que a pessoa vai encontrar no vídeo.
- Um trecho do que tem dentro do seu vídeo.
- Mostrar que o vídeo terá a sua opinião sobre o assunto.
✅ Teaser que atiça a galera
- Usando o PPP, você ativa o gatilho da curiosidade e da antecipação.
- É um tipo de teaser que segura muito a galera em seu vídeo.
✅ No caso de esquete/vlog/gameplay
- Faça exatamente como um teaser/trailer de cinema.
- Pegue um trecho rápido do meio do seu vídeo e coloque no início, sem dar o gostinho do final do seu trecho.
- Um compilado de 15 segundos de 2 o 3 cenas.
- Serve direto como uma preview.
- O PPP serve mais com um texto que está sendo apresentado.
✅ Não é só o teaser que segura a pessoa no vídeo
- Você precisa de um bom conteúdo.
- Você está lutando contra a queda natural que o seu vídeo vai ter.
- Faça o maior esforço possível para audiência não ir embora nos primeiros segundos.
- Faça uma pergunta se o seu início seguraria você nesse vídeo.
✅ Às vezes você tem uma ideia tão boa para o trecho dos primeiros segundos que ela dará a ideia de tema para um vídeo
- Desenvolver o roteiro em cima do teaser que você pensou.
- Às vezes também acontece quando você pensa em um bom título e thumbanail, você pensa no roteiro a partir disso.
- Se você se deparou com uma coisa no Twitter que encheu os seus olhos (eu preciso ver isso), quer dizer que também vão querer assistir um vídeo desse conteúdo.
✅ Lembre-se que você precisa continuar segurando o expectador no seu conteúdo
- Se você segurou o expectador no início do seu vídeo, continue provocando o expectador no resto do seu vídeo.
- Contenha os ânimos, prometendo que vão encontrar as coisas no seu vídeo.
- Use frases como: “a gente vai falar mais sobre isso daqui a pouquinho, aguenta aí que daqui a pouco eu falo sobre isso, fica atento”.
- Esse tipo de frase resulta em taxas de retenção mais altas e diminui a queda da retenção.