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Teaser – a parte mais importante

✅ Teaser: os primeiros segundos do seu vídeo

  • Trecho ou sequência curta de um programa, por exemplo, abertura de uma tele novela. No início ou antes do intervalo para atrair a atenção da plateia.
  • Considerando o teaser no início do vídeo, é um trecho onde você mostra o que vai ser o ser vídeo.

✅ A importância do teaser

  • O vídeo vai ser responsável por 69% de todo conteúdo online.
  • As pessoas vão querendo algo mais rápido, as redes sociais estão deixando as coisas mais acessíveis.
  • Os vídeos estão aí para consumirmos conteúdo de forma rápida.
  • As pessoas preferem assistir um vídeo ou ouvir um podcast do que ler um blog.
  • Considerando também a grande concorrência de produção de vídeos, o conteúdo rápido das redes sociais.
  • É diferente de um serviço de streaming onde você gasta bastante tempo assistindo.

✅ Tempo de atenção

  • A maioria dos expectadores dos vídeos vão embora nos primeiros 10 ou 15 segundos.
  • Você pode melhorar a retenção do seu vídeo nesses 10 a 15 segundos (20 segundos no máximo) fazendo um bom teaser.
  • O vídeo termina com menos gente do que começou.
  • Os nossos períodos de atenção diminuíram acentuadamente nos últimos 15 anos.
  • Você precisa ser mais rápido e dinâmico, você precisa captar e manter a atenção do seu consumidor.
  • O consumidor do seu vídeo precisa de gratificação instantânea.
  • Os primeiros 15 segundos são os mais importantes pois esse é o ponto de atenção do ser humano.
  • É o tempo da pessoa se decidir se vai ou não assistir o vídeo.

✅ A importância de uma boa chamada

  • A maioria das pessoas não conseguem chamar a atenção nos primeiros segundos.
  • Uma chamada bem feita deve mostrar exatamente o que a pessoa vai encontrar no vídeo.
  • A pessoa pode ir embora deixando um vídeo bacana sem saber.
  • O seu público deve entender que o seu vídeo é de bom conteúdo nos primeiros segundos.
  • O seu objetivo é prender o expectador.

✅ Como prender o expectador

  • A pessoa que clicou no vídeo se interessou pelo título e pela capa do seu vídeo.
  • Não basta só a capa e o título, você precisa dos primeiros segundos, eles são a chave para a pessoa assistir todo o seu vídeo.
  • Nos primeiros segundo você deve mostrar que você tem o que essa pessoa procura.
  • Não é repetir o título, isso não segura a galera.
  • É preciso estudar a retenção se tiver um ponto com uma descida gigante de expectadores.
  • Tente reduzir ao máximo essa queda dos primeiros segundos.

✅ Fórmula PPP: Pergunta, Prova, Preview

  • Você pode misturar a ordem desses “P”
    Exemplo:
  • Será possível que o Mechagodzilla vai aparecer no filme Godzilla vs. Kong? Sim, é! E uma foto que vazou na internet entregou até o visual do robozão. Você vai ver esse vazamento e saber se o Godzilla junto com o Kong tem chance contra ele. Bora pro vídeo.
  • Na sequência, pode entrar com a vinheta ou ir direto pro conteúdo.

✅ Pergunta: Será possível que o Mechagodzilla vai aparecer no filme Godzilla vs. Kong?

  • Faça uma pergunta que a pessoa realmente quer saber.
  • A pergunta que não quer calar.
  • A pergunta que mais está martelando a galera.
  • A pergunta que você conseguiu atrair a atenção da sua audiência através do título e da capa (reforçando a pergunta).

✅ Prova: Sim, é! E uma foto que vazou na internet entregou até o visual do robozão.

  • Mostrar que você tem uma resposta dessa pergunta.
  • Mostrar que não é achismo, que o que você diz tem evidência.

✅ Preview: Você vai ver esse vazamento e saber se o Godzilla junto com o Kong tem chance contra ele. Bora pro vídeo.

  • Dizer o que a pessoa vai encontrar no vídeo.
  • Um trecho do que tem dentro do seu vídeo.
  • Mostrar que o vídeo terá a sua opinião sobre o assunto.

✅ Teaser que atiça a galera

  • Usando o PPP, você ativa o gatilho da curiosidade e da antecipação.
  • É um tipo de teaser que segura muito a galera em seu vídeo.

✅ No caso de esquete/vlog/gameplay

  • Faça exatamente como um teaser/trailer de cinema.
  • Pegue um trecho rápido do meio do seu vídeo e coloque no início, sem dar o gostinho do final do seu trecho.
  • Um compilado de 15 segundos de 2 o 3 cenas.
  • Serve direto como uma preview.
  • O PPP serve mais com um texto que está sendo apresentado.

✅ Não é só o teaser que segura a pessoa no vídeo

  • Você precisa de um bom conteúdo.
  • Você está lutando contra a queda natural que o seu vídeo vai ter.
  • Faça o maior esforço possível para audiência não ir embora nos primeiros segundos.
  • Faça uma pergunta se o seu início seguraria você nesse vídeo.

✅ Às vezes você tem uma ideia tão boa para o trecho dos primeiros segundos que ela dará a ideia de tema para um vídeo

  • Desenvolver o roteiro em cima do teaser que você pensou.
  • Às vezes também acontece quando você pensa em um bom título e thumbanail, você pensa no roteiro a partir disso.
  • Se você se deparou com uma coisa no Twitter que encheu os seus olhos (eu preciso ver isso), quer dizer que também vão querer assistir um vídeo desse conteúdo.

✅ Lembre-se que você precisa continuar segurando o expectador no seu conteúdo

  • Se você segurou o expectador no início do seu vídeo, continue provocando o expectador no resto do seu vídeo.
  • Contenha os ânimos, prometendo que vão encontrar as coisas no seu vídeo.
  • Use frases como: “a gente vai falar mais sobre isso daqui a pouquinho, aguenta aí que daqui a pouco eu falo sobre isso, fica atento”.
  • Esse tipo de frase resulta em taxas de retenção mais altas e diminui a queda da retenção.

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