EMPRESAS BILIONÁRIAS QUE NÃO DÃO LUCRO | Vale a pena investir?

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No vídeo de hoje, vou te mostrar tudo por trás das empresas bilionárias que NÃO DÃO LUCRO!

O DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) de uma empresa, divulgado a cada trimestre, costuma ser um indicativo pra avaliar sua saúde financeira.

Mas existem algumas grandes empresas valendo bilhões de dólares que rompem as regras do mercado e registram mais prejuízos do que lucros. Algumas delas:

• Uber
• Pinterest
• Spotify
• Snap (dona do Snapchat)
• Airbnb
• Twitter

Segundo Damodaran, um dos maiores investidores do mundo: “a razão desta inversão no mercado está na valorização que essas empresas têm como potencial de venda no futuro, o que faz muitas pessoas apostarem neste investimento.”

Em 2018, nos EUA, 81% dos IPOs (Oferta Pública de Ações) foram de empresas que não registraram lucros no ano anterior à abertura do capital.

Quando que a ausência de lucro é justificável?
Exemplo do IFood: Ele lucra, porém, dispensa sua receita oferecendo diversos descontos, para investir em sua rápida expansão e ter o maior número de usuários na plataforma.

Exemplo Amazon: Jeff Bezos fundador da Amazon conta que a estratégia é de investir alto para criar sua plataforma de clientes e depois fazer gastos elevados com novas tecnologias para se manter modernizada.
É uma corrida arriscada para atingir o topo, para dominar o mercado, sendo preciso estar continuamente oferecendo incentivos para não perder a base de clientes ou, como no caso da Uber, subsidiando viagens que no final das contas não dão lucro.
Resumindo, o segredo para a Amazon foi o seu resultado de CAC e LTV ao invés do seu lucro no curto prazo.

Como calcular o CAC
CAC = Custo Total de Marketing e Vendas / Número de clientes

Cálculo do CAC da AWS (Amazon Web Service, a plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon)
PS: Esses dados são reais

T3 de 2015, a Amazon alcançou 1M de usuários ativos

T3 2015 – T4 2015 growth: 15.3% = 1.153.000 de usuários ativos
T4 2015 – T4 2016 growth: 47% = 1.694.910 de usuários ativos

1,694,910 de usuários ativos (2016) – 1,153,000 de usuários ativos (2015) = 541,910 novos clientes em 2016
As despesas de marketing nesse período foram de $467.363.700.
Logo, $467.363.700 / 541.910 = $862,44 CAC

O objetivo de uma empresa é reduzir o CAC
CAC reduzido = investimento em processos mais eficientes e ferramentas de vendas, que permitem ganhar escala e maior previsibilidade;

Cálculo do LTV da AWS
LTV = (Receita anual por cliente × relacionamento com o cliente em anos) − Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
Receita anual: $ 12.219.000.000
Número de clientes: 1.694.910 clientes
Receita anual por cliente: $ 12.219.000.000/1.694.910 clientes = $7.209,23

(não temos os dados do tempo relacionamento com o cliente em anos)

$ 12.219.000.000 (receita) / 1.694.910 clientes x 6 anos – $ 862,44 CAC = $ 42.392,95 LTV

Aumento do LTV = investimento em práticas de retenção de usuários, criação de um departamento de sucesso do cliente e outras estratégias que reflitam na permanência do consumidor. (+NPS; – CHURN)

Observação
Empresas de tecnologia têm vantagem. Isso porque elas têm opcionalidade:
O que é mais provável, que a Amazon desenvolva um sistema de cobrança e passe a competir com os bancos, ou você acha que a Petrobrás conseguiria fazer isso?
Empresas de tecnologia, além de dados, podem criar novos serviços com muito mais facilidade. O que, de certa forma, diminui o risco do negócio.

O CASO GAMESTOP | A AÇÃO QUE SUBIU 8.575% EM 12 MESES!

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A GameStop foi a responsável por um dos acontecimentos mais bizarros da história da bolsa de valores

1 – O que é a GameStop

A varejista GameStop, que tem diversas lojas físicas, foi altamente afetada pela pandemia de Covid-19 e, por isso, analistas de Wall Street acreditavam que o valor da empresa continuaria em queda.

2 – O que aconteceu

Tá rolando um fórum no Reddit chamado Wall Street Bets (um fórum dedicado ao mercado financeiro e tem mais de três milhões de membros)
Em conjunto, os usuários passaram dias comprando centenas de ações da GameStop, principalmente depois que analistas mais antigos de Wall Street davam como certo uma queda constante no valor da companhia.
No início do ano, as ações da empresa eram negociadas a US$ 17, mas chegaram a bater +2600% de alta desde o começo do ano.
Foi justamente para desafiar os veteranos que o pessoal do fórum do Reddit começou a comprar várias ações da empresa. Na segunda-feira (25), as ações já eram negociadas a US$ 160 como medida de segurança em meio ao volume enorme de compras e vendas nos dias anteriores.
Como os veteranos apostavam na queda da GameStop, muitos haviam realizado a chamada “venda a descoberto”, aposta que foi “esmagada” pelas altas das ações. Com ela, as ações são vendidas na alta com a obrigatoriedade de serem compradas depois (na expectativa de baixa).
Como o movimento foi, na verdade, o oposto, os “vendedores a decoberto” perderam US$ 1,6 bilhão em um único pregão.
A Melvin Capital e a Citron Research fecharam suas posições vendidas nas ações da GameStop depois que a grande recuperação da empresa formou um grande short squeeze.

3 – O que é um short squeeze?

Na bolsa de valores existe a possibilidade de comprar uma opção de venda, ou seja, apostar na queda da ação.
Short squeezes são mais comumente vistos em ações que têm muitos vendedores a descoberto apostando contra elas. Você pode descobrir isso pesquisando o “short interest” de uma ação.
Empresas mais sólidas tem um short interest menor (ou seja, menos pessoas apostando contra)
No caso de GameStop, o Short Interest é maior que 100%
Logo, a quantidade de pessoas apostando contra era maior do que a própria quantidade de ações disponível.

4 – Como isso impacta a bolsa de valores?
Ensinamentos:

a) Sinais de irracionalidade no mercado
Bolsa de valores sendo usada pra fazer graça

b) A ganância é contagiosa.
Este é um bom sinal de que estamos em uma bolha especulativa, mas pode ser que tudo isso esteja apenas começando.

c) Constantes altas sem fundamentos
Índice recordes de empresas de tecnologia não lucrativas

d) Por que alguém deveria estar short em qualquer operação?
Não há limite para quanto dinheiro você pode perder em uma venda a descoberto e, quando tantas ações estão subindo, por que alguém iria querer estar vendido?

e) Investidores profissionais sendo chamados de idiotas
Também aconteceu quando ironizaram Warren Buffett por ter mais de 1bi em caixa antes da crise do COVID. Os investidores mais experientes, geralmente, sabem de algo a mais.

f) Qual a próxima vítima?
AMC e IRBR até agora, qual será a próxima??