ÁLBUM DA COPA DO MUNDO 2022: Quanto custa para completar? Vale a pena investir? (FIGURINHAS RARAS!)

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ÁLBUM DA COPA DO MUNDO 2022: Quanto custa para completar? Vale a pena investir? (FIGURINHAS RARAS!)

Primos, sabe aquela sensação de trocar figurinha no colégio e completar o álbum da copa? Pois é, essa foi uma das melhores coisas da infância.

Esses dias eu fiquei pensando: será que aqueles álbuns da copa realmente deram algum dinheiro no futuro? Foi um bom investimento?

Fiz umas contas e descobri uma LOUCURA primos, dá uma olhada:

1ª COISA: QUANTO VAI CUSTAR O ÁLBUM DA COPA DO MUNDO 2022?

Antes da gente descobrir se foi um bom investimento, precisamos entender quanto vai custar esse álbum da copa.

– Álbum de capa dura: R$ 44,90
– Têm 670 figurinhas
– Pacote vem com 5 figurinhas e custa R$ 4,00, ou seja, 80 centavos cada.

Supondo que todo pacote que você comprar viesse a exata figurinha que você precisa, com R$ 536 em figurinhas + R$ 44,90 do álbum você completaria o álbum, ou seja, R$ 580,90.

Realmente é muita grana. Mas será que esse é o álbum mais caro de todos os tempos? Vamos ver…

2ª COISA: ESSE É O ÁLBUM MAIS CARO DE TODOS OS TEMPOS?

A gente já sabe que o de 2022 custa R$ 580,90 supondo que todo pacote que você comprasse viria com a figurinha certa.

Agora vamos ver pros outros anos:

2018
– Álbum R$ 7,90
– 682 figurinhas
– Pacote com 5 figurinhas custava R$ 2,00, ou R$ 0,40 cada.

Pra completar: R$ 7,90 + R$ 272,80 = R$ 280,70.

Ficou 300 reais mais caro do que de 2018. Foi um aumento de 107% no preço enquanto a inflação medida pelo IPCA no mesmo período foi de 28%.

2014
– Álbum R$ 5,90
– 640 figurinhas
– Pacote custava R$ 1,00 ou 20 centavos cada figurinha

Pra completar: R$ 5,90 + R$ 128 = R$ 133,90.

De 2014 pra 2018 foi um aumento de 110% e depois mais que dobrou o preço pra 2022.

Claro que também teve um aumento do número de figurinhas de 2014 pra 2018, mas não justifica um aumento de 110% no preço do álbum.

2010
– Álbum R$ 3,90
– 637 figurinhas
– Pacote custava R$ 0,75 ou R$ 0,15 cada

Pra completar o álbum: R$ 99,45.

De 2010 pra 2022 houve um aumento no preço pra completar o álbum de 484%, enquanto a inflação foi de 108%.

Também fiz a conta pra ver quanto custava completar todos os álbuns até 1998:

2006: R$ 75,42
2002: R$ 61,50
1998: R$ 44,88

Então pro preço nominal, esse é o álbum mais caro da história. Mas a gente precisa trazer cada um desses valores a valor presente atualizado pela inflação pra ver se realmente esse é o mais caro da história.

Vamos ver…

1998: R$ 44,88 em 1998 hoje são R$ 197,91 – ainda mais caro do que os R$ 580,90 pra completar o de 2022.

2002: R$ 61,50 em 2002 são hoje R$ 212,77.

2006: R$ 75,42 em 2006 são R$ 189,13 hoje.

2010: R$ 99,45 em 2010 são R$ 206,39.

2014: R$ 133,90 em 2014 são hoje R$ 218,39.

2018: R$ 280,70 em 2018 são hoje R$ 359,24

O que percebemos aqui?

Percebemos que a variação da inflação é menor do que o preço pra completar o álbum da copa. Além disso, podemos ver que esse é sim o álbum mais caro de todas as copas! (pelo menos até hoje)

Mas, será que é um bom investimento pro longo prazo? Dá pra ganhar dinheiro com o álbum da copa? E será que eu tirei alguma figurinha rara?

Bom, tudo isso você descobre no vídeo de hoje 😉

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No vídeo de hoje, vou te mostrar tudo por trás das empresas bilionárias que NÃO DÃO LUCRO!

O DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) de uma empresa, divulgado a cada trimestre, costuma ser um indicativo pra avaliar sua saúde financeira.

Mas existem algumas grandes empresas valendo bilhões de dólares que rompem as regras do mercado e registram mais prejuízos do que lucros. Algumas delas:

• Uber
• Pinterest
• Spotify
• Snap (dona do Snapchat)
• Airbnb
• Twitter

Segundo Damodaran, um dos maiores investidores do mundo: “a razão desta inversão no mercado está na valorização que essas empresas têm como potencial de venda no futuro, o que faz muitas pessoas apostarem neste investimento.”

Em 2018, nos EUA, 81% dos IPOs (Oferta Pública de Ações) foram de empresas que não registraram lucros no ano anterior à abertura do capital.

Quando que a ausência de lucro é justificável?
Exemplo do IFood: Ele lucra, porém, dispensa sua receita oferecendo diversos descontos, para investir em sua rápida expansão e ter o maior número de usuários na plataforma.

Exemplo Amazon: Jeff Bezos fundador da Amazon conta que a estratégia é de investir alto para criar sua plataforma de clientes e depois fazer gastos elevados com novas tecnologias para se manter modernizada.
É uma corrida arriscada para atingir o topo, para dominar o mercado, sendo preciso estar continuamente oferecendo incentivos para não perder a base de clientes ou, como no caso da Uber, subsidiando viagens que no final das contas não dão lucro.
Resumindo, o segredo para a Amazon foi o seu resultado de CAC e LTV ao invés do seu lucro no curto prazo.

Como calcular o CAC
CAC = Custo Total de Marketing e Vendas / Número de clientes

Cálculo do CAC da AWS (Amazon Web Service, a plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon)
PS: Esses dados são reais

T3 de 2015, a Amazon alcançou 1M de usuários ativos

T3 2015 – T4 2015 growth: 15.3% = 1.153.000 de usuários ativos
T4 2015 – T4 2016 growth: 47% = 1.694.910 de usuários ativos

1,694,910 de usuários ativos (2016) – 1,153,000 de usuários ativos (2015) = 541,910 novos clientes em 2016
As despesas de marketing nesse período foram de $467.363.700.
Logo, $467.363.700 / 541.910 = $862,44 CAC

O objetivo de uma empresa é reduzir o CAC
CAC reduzido = investimento em processos mais eficientes e ferramentas de vendas, que permitem ganhar escala e maior previsibilidade;

Cálculo do LTV da AWS
LTV = (Receita anual por cliente × relacionamento com o cliente em anos) − Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
Receita anual: $ 12.219.000.000
Número de clientes: 1.694.910 clientes
Receita anual por cliente: $ 12.219.000.000/1.694.910 clientes = $7.209,23

(não temos os dados do tempo relacionamento com o cliente em anos)

$ 12.219.000.000 (receita) / 1.694.910 clientes x 6 anos – $ 862,44 CAC = $ 42.392,95 LTV

Aumento do LTV = investimento em práticas de retenção de usuários, criação de um departamento de sucesso do cliente e outras estratégias que reflitam na permanência do consumidor. (+NPS; – CHURN)

Observação
Empresas de tecnologia têm vantagem. Isso porque elas têm opcionalidade:
O que é mais provável, que a Amazon desenvolva um sistema de cobrança e passe a competir com os bancos, ou você acha que a Petrobrás conseguiria fazer isso?
Empresas de tecnologia, além de dados, podem criar novos serviços com muito mais facilidade. O que, de certa forma, diminui o risco do negócio.