Tanto as empresas novas quanto as antigas estão tentando aumentar os lucros usando o marketing online para aumentar as vendas, ao mesmo tempo em que esperam aumentar o conhecimento da marca.
Embora o marketing online tenha suas vantagens, também existem algumas desvantagens. Vejamos as vantagens e desvantagens do marketing online.
Vantagens do Marketing Online
- Pode ser uma estratégia de promoção de baixo custo. Embora os anúncios Pay-Per-Click (PPC) sejam uma opção, certamente é possível promover seu site, negócio e ofertas online sem gastar um centavo. Isso exigirá tempo e esforço, mas é possível.
- Você pode alcançar um mercado global. Com o marketing online, você não fica preso em sua própria vizinhança. Um público mais amplo pode dar a você uma chance maior de administrar um negócio de sucesso.
- Alcance seu público-alvo com rapidez e facilidade. Anúncios pagos são uma opção e seus resultados podem ser imediatos. Com o tempo e um site otimizado, você pode alcançar novos clientes em potencial continuamente ao se classificar no topo dos mecanismos de pesquisa.
- Colete pagamentos facilmente. Se você ativar o comércio eletrônico em seu site, poderá receber pagamentos de seus clientes com rapidez e facilidade.
- Comercialize suas ofertas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se você criou um site ou estabeleceu uma presença nas redes sociais, isso estará disponível o tempo todo. Não vai fechar como uma loja física faria.
- Resultados rastreáveis e mensuráveis. Você pode se inscrever em ferramentas de análise que permitem rastrear suas campanhas, para que você possa ver como elas têm sido eficazes. Para cada anúncio online, você pode acompanhar o número de cliques enviados ao seu site e também o número de vendas adquiridas.
- Fidelize o cliente. Quando você se envolve com seu público online nas mídias sociais ou no seu site, responde a perguntas e é aberto com eles sobre o que você pode oferecer, você construirá confiança. Isso aumentará suas vendas.
- Construa sua influência ou moeda social. Quando você compartilha conteúdo online que ressoa com seu público, é provável que eles compartilhem. A cada compartilhamento, você aumenta o alcance de sua campanha, o que aumenta seu público e clientes em potencial.
- Melhores taxas de conversão. Com um site, você está a apenas um ou dois cliques de fazer uma venda. Off-line, o cliente teria que fazer uma ligação ou ir fisicamente a uma loja para comprar.
Portanto, como você pode ver, o marketing online é geralmente mais fácil, rápido e eficiente do que o marketing offline. Além disso, você pode anunciar online gratuitamente.
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Desvantagens do Marketing Online
- Pode ser demorado. Criar conteúdo e otimizar seu site para uma classificação elevada pode levar tempo. É importante medir seus resultados para garantir um retorno do investimento (ROI) lucrativo.
- Potencialmente, muita competição. Dependendo do seu nicho, se você quiser atingir um público global, vai encontrar muita concorrência daqueles que tentam fazer o mesmo. O que você pode fazer para se destacar da concorrência?
- As reclamações e comentários do cliente são visíveis. Mesmo se um problema do cliente for resolvido, a reclamação do cliente provavelmente ficará visível online para sempre. Se você não resolver esses problemas, a reputação da sua marca poderá ser danificada de forma irreparável.
- Questões de segurança e privacidade. Se você estiver coletando dados de seus usuários, talvez com uma lista de e-mail, é importante cumprir todas as leis relativas à privacidade e proteção de dados.
O marketing online pode ser lucrativo se feito de forma eficaz. No entanto, se você não usar técnicas eficazes, pode não ver o retorno do investimento que espera.
Independentemente disso, no mundo de hoje, ter uma presença online é extremamente importante. Depende de você fazer o trabalho para o seu negócio.